Agora veremos como os taxonomistas classificam o homem de Neanderthal.
Adulto Neanderthal |
Até os anos 1960, eram classificados como Homo Neanderthalensis, uma especie diferente de nós, Homo Sapiens. Mas a distancia genética entre Homo Sapiens e o Homo Neanderthalensis (0.08%) é menor que a distância entre duas espécies de chimpanzés (0.103%). Atualmente Neanderthais são classificados como Homo Sapiens Neanderthalensis, uma subespécie humana, enquanto nós somos classificados como outra subespécie, Homo Sapiens Sapiens. A distância genética entre Africanos (Sub-saarianos) e Eurasianos (0.02%) é mais do que o dobro da distância entre os humanos atuais e os neanderthais (0.08%) então, por fim, Subsaarianos deveriam ser reclassificados uma subespécie, Homo Sapiens Africanus e Eurasianos como outra subespécie, Homo Sapiens Eurasianenses.
Criança Neanderthal |
Finalmente, a distância estimada entre o Homo Sapiens e o Homo Erectus é de 0.170% (e atingindo até 0.19%), em torno da mesma distância genética entre Bantus africanos e Eskimós, mas a distância genética entre africanos e eurasiáticos é de 0.23% (!). Desta forma, Homo Sapiens é mais relacionado geneticamente ao Homo Erectus do que Eurasianos são aos Africanos Subsaarianos. Ou o Homo Erectus deveria ser reclassificado como Homo Sapiens Erectus ou Africanos Subsaarianos deveriam ser reclassificados como Homo Africanus.
O crânio do negro é mais próximo do dos antigos primatas do que do homem moderno europeu. |
Região geográfica que foi habitada pelos Neanderthalis. |
Aparência, genética, regiões habitadas por Neanderthais e o fato dos negros não terem sangue Neanderthal, aproximam o Ariano do Neanderthal e o afastam do negro.