Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

Com Quem o Cro-Magnon Parece?


Por: Robert Sphr



A imagem comumente retratada dos humanos do Paleolítico Superior como pessoas escondidas vivendo em florestas vestindo roupas-pele de animais, com pinturas em seus rostos, com cabelos e barbas açoitadas, vivendo apenas em cavernas naturais, é um equívoco total de como as pessoas viveram.


Numerosas aldeias consistia de casas com lareiras e "padrões de buracos" são os restos de residências habituais onde se encontram tais materiais de modo geral utilizados como madeira e ossos de mamute. De acordo com Coon (1962), as comunidades constituídas por mais de mil habitantes não eram incomuns, e esse padrão continuou até o Mesolítico. Os Cro-magnon não tinham que seguir rebanhos  de em migração animais para sobreviver.

Escavações na Europa central revelaram que durante o período Solutrense havia locais onde aldeias inteiras estiveram uma vez com fileiras de casas, e pilhas organizadas de ossos de mamute muitas vezes foram usadas para decorar túmulos contendo esqueletos (Coon, 1954). A maioria das casas tinham partes subterrâneas para se proteger do frio. Não se pode deixar de perguntar se as casas não eram ocasionalmente decoradas com tapeçarias coloridas.


Ao lado, esse é um esqueleto de um sítio paleolítico em Sunghir, na Rússia, cerca de 190 quilômetros ao leste de Moscou, datado de cerca de 25.000 anos. Ele é bem conhecido por causa do estilo dos enterros. O falecido foi enterrado vestindo roupas muito fortemente frisada.



Essas pessoas apareciam muito com/em decoração de contas, e estima-se que cada grânulo, usando uma técnica de linha de produção, levou mais de uma hora para ser concluído.

O homem adulto muito alto está usando 2.936 contas de marfim. Ele também está usando braceletes de marfim, que apresentam vestígios de tinta vermelha e preta. Uma reconstrução artística de seu equipamento foi feito abaixo.

Não eram cabeludos, pele de animal selvagem coberta aqui! Em vez disso temos roupas costuradas, adaptadas com golas e mangas, calças com pernas, até mesmo pulseiras e colares! Na verdade, jóias reais começaram a ser usadas neste momento (Kühn, 2001). Numerosas agulhas de osso foram encontradas (com olhos minúsculos), muito fino para perfurar, mas que poderia facilmente penetrar no pano.


Eles tiveram atiradores de lanças, arpões, arcos e flechas, alisadores de seta, lâminas de barbear, agulhas de obsidiana, instrumentos musicais, até mesmo calendários ósseos (esculpida com notações simbólicas que fazem fronteira com a escrita; Marshack, 1964). Eles domesticaram várias espécies de animais (um assim chamado traço "neolítico"), o que pode ter incluído o cavalo (Spence, 1926; Thorndike, 1977; Hadingham, 1979). Para mim, essas são pessoas civilizadas estavam tentando "fazer acontecer" enquanto cercados por condições primitivas e sem infra-estrutura! E a pelo menos aproximadamente 28.000 a 30.000 anos atrás.





Texto adaptado de "What did Cro Magnon look like?", por Robert Sephr.


Adaptação de André Marques.



Veja Também:




Foram Europeus Pré-Históricos os Colonizadores da América.