Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

Os Verdadeiros Hobbit´s Primitivos e Seu Rosto Desvendado




Um antropólogo australiano usando técnicas forenses de reconstrução facial, mostrou, pela primeira vez, como foi o rosto de um Hobbit, que na verdade fora uma espécie de hominídeo que habitara a terra a milhares de anos atrás, comprovadamente.





Homo Florensiensis, como o Hobbit é cientificamente conhecido, provocou um tempestade de controvérsias ao ser descoberto em Flores, na Indonésia, no ano de 2003. Alguns argumentaram que o Hobbit era uma espécie inteiramente nova, enquanto outros sugeriram que pode ter sido um espécime doente de uma espécie de humanos. Usando técnicas que já haviam sido aplicadas pela polícia para resolver crimes, a Sênior honorária da Universidade de Wollongong e antropóloga especialista facial, Dr. Susan Hayes, moldou músculo e gordura  em torno de um modelo de crânio de Hobbit para dar conteúdo á seu rosto. E os resultados mostraram um rosto extremamente "familiar", com maçãs do rosto salientes, orelhas cumpridas e nariz largo.




Os métodos forenses de aproximação facial ajudaram a dar uma ideia de como o músculo e a gordura cruzavam com o crânio do Hobbit.  Créditos: Universidade de Wollongong.

"Ela (o espécime) não é o que você chamaria de bonita, mas ela é definitivamente diferente", disse, Dr. Hayes em um comunicado. "Ela me levou um pouco mais de tempo do que eu tinha previsto, causou mais de que umas dores de cabeça ao longo do caminho, mas estou satisfeita tanto com o desenvolvimento metodológico e os resultados finais". Darren Curnoe, especialista em evolução humana da Universidade de New South Gales, disse que o rosto parecia mais moderno do que ele esperava. "Os ossos são realmente muito primitivos ao ver e olham um pouco para  os pré-humanos que viviam á dois ou três milhões de anos atrás, mas essa reconstrução parece, para mim, surpreendentemente moderna. Disse ele. "Eu acho que é muito interessante ver uma nova abordagem fundada em ciência forense e pode realmente progredir a maneira com que nós podemos entender sobre como o Homo Florensiensis parecia (1)O que vimos, até agora, têm sido interpretações artísticas, umas muito bonitas, mas eu acho que isso nos leva a um novo nível e nos dá uma visão mais cientifica de como o Hobbit se parecia". O Dr. Curnoe disse que agora, a maioria dos pesquisadores aceita que o Hobbit era uma espécie única e não um ser humano doente. Mas, precisamente onde ele se encaixa na na árvore evolutiva humana ainda está para ser determinada (desvendada). 


Flores, uma ilha no arquipélago da Indonésia foi colonizada muito antes do que se pensava. Os seres humanos se estabeleceram por lá um milhão de anos atrás, pelo menos 120 mil anos mais cedo do que o estimado anteriormente. A ilha de Flores saltou para as manchetes quando a nove anos os arqueólogos encontraram os restos mortais de seres humanos minúsculos que mediam em torno de um metro de altura(3,25 pés), pesava apenas 30  quilos(65 libras) e tinha o cérebro do tamanho de um chimpanzé


Cena do filme "The Hobbit", baseado na obra de Tolkien
A extraordinária descoberta tinha causado uma verdadeira batalha intelectual desde então. De um lado aquele que afirmavam que os "Hobbit´s" (Sim, apelido inspirado na raça de pequenas pessoas dos belos contos de J. R. R. Tolkien), eram uma espécie separada de humano, os quais foram honrados com o nome latino-científico Homo Florensiensis ou, homem de Flores. Do outro, estavam aqueles que descartavam tal tributo, afirmando que o espécime era apenas "Homo Sapiens doentes", algum tipo de doença que os fez ficarem "anões". Um dos estudo dessa descoberta havia sido baseado na datação de sedimentos vulcânicos que cobriam algumas ferramentas da Idade da Pedra encontrados em um local chamado Wolo Sege, na bacia de Soa. "Nós não sabemos o que os homídios fizeram com as ferramentas de milhões de anos de idade, porque, infelizmente, nenhuma fóssil humano foi encontrado junto á ferramentas", o autor Adam Brumm, da Universidade de Wollongong, em New South Wales, Austrália, disse á AFP em e-mail. "No entanto, nossa hipótese de trabalho, é que os fabricantes de ferramentas da Bacia de Soa (Flores, Indonésia), foram os ancestrais dos Homo Florensiensis, um argumentado que é suportado de alguma forma pela similaridade entre suas ferramentas de pedra".





Um momento anterior estabelecido para a chegada dos hominídeos (um termo que abrange tanto homens quanto chimpanzés) era de 880 mil anos atrás, graças a evidências mostradas em um sítio arqueológico chamado Mata Menge, a apenas 500 metros de distância de Wolo Sege. Essa data coincidiu com a morte em massa de duas espécies enigmáticas de Flores, um elefante anão, chamado, Stegodon Sondaari e uma tartaruga gigante de nome, Geochelone. A coincidência levara alguns especialistas ao "pino da matriz" para os seres humanos, cuja expansão é notoriamente ligada a extinção das espécies através da caça ou destruição do habitat. Mas a nova pesquisa sugeriu que o homem não podia ter sido o culpado. A causa da morte dos animais pode ter sido uma erupção vulcânica que cobriu a área e outras causas naturais incluindo a mudança climática, diz. O Hobbit continuou a ser encontrado mais ao oeste, na caverna de Liang Bua, datando de cerca de 18.000 anos, o que significa que os hominídeos foram contemporâneos do Homo Sapienso homem anatomicamente moderno (2), como é chamado.

Mesmo que os Hobbit´s sejam aceitos como uma espécie separada, voltam os questionamentos, como e quando eles surgiram? Isso ainda não é muito claro. Segundo teorias, eles podem ser descendentes de ramos da linhagem humana de Homo Erectus ou Homo Habilis. Eles teriam desenvolvido seu tamanho minúsculo através de "nanismo insular", uma redução evolutiva que ocorre entre as criaturas que se movem para as ilhas, onde a comida é escassa, ou pelo menos teria algo a ver. Mas até agora, é tudo somente pura teoria.



Nota:


(1) - Não só a espécie humana do Hobbit (Homo Florensiensis), mas a de todo e qualquer espécie ancestral ainda estranho ou pouco desvendado a nós. Sem dúvida, algo fantástico!


(2) - Embora eu ainda prefira, em vez de moderno, "atual".

Fontes (em inglês):

The Flores "Hobbit´s face revealed


"Hobbit" Island colonized much earlier than thought