O Mistério dos Povos Perdidos de Pele Vermelha




Por: Robert Sephr



O pensamento de que o Atlântico pode ter sido uma "via humana" muito antes de Colombo e os Vikings foi ridicularizada pela maioria dos arqueólogos durante décadas. Mas, você sabia que uma avançada cultura marítima pré-histórica norte-americana explorou as costas da Nova Inglaterra (E.U.A) há 7.000 anos atrás? Ou que estes antigos americanos rivalizaram com seus homólogos europeus por milênios várias habilidades de navegação anterior aos Vikings? Foram os Povos de Pintura Vermelha, da América do Norte, assim chamados porque acrescentavam óxido de ferro vermelho brilhante em seus túmulos e sobre suas peles.  

Área de influencia e trafego da cultura e sociedade dos Povos de Pele Vermelha.

"Décadas atrás, Gutorn Gjessing apontou que uma idêntica "cultura de pintura vermelha" foi encontrada na Noruega. Ninguém prestou muita atenção a isso, mas a mais recente datação por carbono 14 mostra que as culturas idênticas tiveram também datas idênticas, e as pessoas começaram a prestar mais atenção. Agora, é admitido que esta é uma cultura de alta latitude que, obviamente, navegou pelo tempestuoso Atlântico norte e se estendia do noroeste da Europa para a América. Ela aparentemente se estende desde a costa atlântica da Europa para a América e na América a partir das altas latitudes de Labrador (Canadá) e para baixo no estado de Nova York (E.U.A).

As datas são "incompreensíveis": 7.000 anos atrás na Europa e América. Isso é 2.000 anos mais cedo do que as Grandes Pirâmides do Egito e pelo menos 4.000 anos antes dos Mound Builders do Vale do Ohio. A evidência é cumulativa, de natureza diversa, e muito provavelmente altamente confiável (1).



Provas do Povo de Pintura vermelha foram encontradas ao longo do século XIX, como grupos de artefatos de pedra (por exemplo, ranhuras, ou ferramentas para trabalhar madeira, pesca, facas e pontas de lança de pedra lascada de ardósia) em depósitos de ocre vermelho brilhante (pó de óxido de ferro). É nossa convicção de que as sepulturas representam uma cultura antiga e extremamente primitiva, totalmente diferentes do que das tribos mais recentes (2) ".

Povos indígenas da América do Norte têm sido chamados de "peles vermelhas" por muitos anos. Esta expressão vem dos colonos europeus que chegaram na Terra Nova (Canadá) e foram recebidos pelo Beothuk. Os Beothuk cobriam seus corpos inteiros, roupas e armas com uma "mistura de ocre vermelho e óleo", que os protegia do frio no inverno e os mosquitos e outros insetos no verão. Ocre Vermelho é óxido de ferro, um ingrediente ativo em proteção solar usado hoje em dia. Outras tribos também o utilizaram, embora "não tão ricamente como índios da Terra Nova (3). Para eles, as marcas no corpo eram respeitantes à identidade tribal e possuíam um significado religioso (4). 

Eles utilizavam o ocre vermelho para pintar não só os seus corpos, mas também as suas casas, canoas, armas, utensílios domésticos e instrumentos musicais. Estes europeus chegados á América se referiram a eles como "índios vermelhos". No que se refere à cor da pele, a sua aparência era muito leve em comparação com a do Micmac. Parte do seu haplo grupo X, mostra que eles são geneticamente relacionados à população basca da Europa ocidental, onde Cro Magnons são encontrados, também conhecidos por usar ocre vermelho em enterros, arte, etc;

Aqui você vê um crânio fossilizado de um ser humano da Idade da Pedra mostrando evidências de um enterro cerimonial. A área em torno do crânio foi colorida com ocre vermelho no enterro, e inúmeras pequenas conchas (canto superior direito) são vistas pela cabeça. Este fóssil é da caverna Candide Arene na Ligúria,Itália. Pensa-se em cerca de 18.500 anos de idade. Neste momento da História, os habitantes dessa região eram  humanos Cro-Magnon. 











Notas:

(1) - Carter, George F. "Antes de Colombo", Ellsworth americano, 23 de novembro de 1990 Cr R. Strong.

(2) - Moorehead, 1913.

(3) - Extinção, Rowe, 117.

(4) - Rowe, 118.

- Editado por Alfredo Schilieffen