A ideia de existência de uma civilização original no continente europeu que antecede as civilizações do Oriente Médio, tem em grande parte sido ignorada pelos escritores de história tradicionais, especialmente os que escreveram durante a era cristã dominante na Europa.
Isto foi, em grande parte por causado por um viés bíblico judaico-cristã, que considerou que toda a civilização começou exclusivamente no Próximo Oriente (o bíblico do Antigo Testamento lida exclusivamente com os eventos no Oriente Médio).
Este não é um reflexo preciso dos fatos, como em muitas partes das sociedades relativamente avançados do norte e oeste da Europa existiam antes ou simultaneamente com a Mesopotâmia ou civilizações egípcias.
Embora seja certamente verdade que as grandes cidades e estados do Próximo e Médio Oriente foram elevando conquistas, é incorreto considerá-los como o único florescimento da civilização no mundo naquela época.
Há muitos edifícios enormes - chamados "megaliths" - e assentamentos Neolíticos antigos, artefatos e locais de sepultamento e até mesmo da escrita, que mostram que os habitantes da Europa foram avançados na evolução de suas sociedades e da cultura.
Fazendas de grãos cereais foram (re) estabelecidas na Europa central até 8.000 a C (quase simultâneos com a Mesopotâmia do "Crescente Fértil", o cultivo de River Valley ), com alguns dos melhores assentamentos agrícolas preservados na França e na Grã-Bretanha foram positivamente datado como sendo de existência prévia a 4.000 a C. Significativamente, o trabalho de cobre tinha sido estabelecido nos Balcãs até o ano de 5.000 a C - cerca de 2000 anos antes da primeira civilização no Vale da Mesopotâmia!
No Neolítico Europeu, onde a madeira era abundante, casas de madeira retangulares foram construídas. Alguns tinham dois quartos e coberturas até triangulares. Restos encontrados na Suíça datando de cerca de 5.000 a C mostram que, mesmo em macio terreno pantanoso, os construtores foram capazes de erguer as casas, em primeiro lugar estabelecendo as bases de madeira ou sobre estacas que vão fundo no chão.
Por volta do ano 5.000 a C, os assentamentos neolíticos tinha tomado a forma de aldeias, vilas e estabelecidos em alguns casos, até mesmo cidades, espalhadas por toda a Europa, no oeste e sul da Rússia.
Estes agricultores Neolíticos antigos cultivam cereais e mantinham animais domésticos, tais como suínos, bovinos e cães. Fazendas foram estabelecidas em todo o continente europeu, com alguns dos melhores locais preservados a ser encontrados hoje, na Irlanda.
Suas ferramentas e armas de caça eram em sua maioria feitas de sílex, e as suas casas de madeira. Roupas eram feitas de couro, e também há evidências de tecelagem. Outros pequenos utensílios eram feitos de chifres e ossos, e eles deixaram muitos exemplos de cerâmica bastante sofisticados.
Em muitas partes da Europa, os maiores remanescentes desta época são os megálitos ("pedras grandes"). Blocos maciços de pedra, e às vezes de madeira, foram transferidos por grandes distâncias e erguidos em áreas escolhidas por toda a Europa e da Grã-Bretanha em todo o continente, alguns até tão longe como o Mar Negro - no sul da Rússia - uma conquista estupenda. O mais famoso desses sítios megalíticos é Stonehenge em Wiltshire, Inglaterra.
O "Lux et Oriente" ou "Toda a luz vem do Oriente", dogma que o cristianismo introduziu, considerou que todo o progresso e a civilização veio do Oriente Médio. Como métodos de datação precisos e pesquisas arqueológicas se intensificaram, agora foi mostrado que civilizações avançadas floresceram na Europa, às vezes milhares de anos antes dos avanços tecnológicos semelhantes serem feitos no Oriente Médio.
A Pirâmide da Bósnia, Visocica Hill, é a primeira pirâmide Europeia até então descoberta e está localizada no coração da Bósnia, na cidade de Visoko. A pirâmide tem todos os elementos: quatro pistas perfeitamente apontando para os pontos cardeais, um topo plano e um complexo de entrada.
Por causa de suas semelhanças com a Pirâmide do Sol, em Teotihuacan, no México, foi chamado de "Pirâmide Bósnia do Sol". Há também mais quatro estruturas antigas no local, a Pirâmide da Bósnia da Lua, Pirâmide Bósnia do Dragão, Pirâmide Bósnia do Amor e do Templo da Terra, com um platô de acesso pavimentado e ainda se descobriu túneis subterrâneos.
Fonte: